sábado, 28 de março de 2009


Já escrevi aqui, o quanto andei em médicos para descobrir o que eu tinha. De suspeitas endometriose a depressão, passando a uma internação difícil por causa de uma pancreatite, demorei para descobrir o linfoma. A coceira insuportável passava desapercebida por todos os médicos, tratado como alergia e muito mal examinada em consultas rápidas e ineficientes.


(Fiquei chateada com todos os médicos que passei, a maneira como desdenham a medicina, fazendo da profissão apenas uma fonte de renda para seus passeios a Europa. Não sabia como externar esta minha indignação, então, mandei cartas para todos que passei, falando do meu diagnóstico, os lembrando como me trataram e ressaltando o juramento que fizeram ao se tornar médicos, nenhum me deu retorno, mesmo assim me senti muito bem os informando, talvez para próximos pacientes estejam mais atentos)


Até que surgiu o fatídico carocinho no pescoço e fui para a “dotora”. “Coçeira e caroço, linfona!”. Ela não me poupou. Em alguns momentos foi cruel, sendo direta e franca, até por saber que eu era uma profissional da área da saúde e poderia entender de uma maneira completa o processo saúde e doença. Nunca passou a mão na minha cabeça. Foi rápida no diagnóstico e rápida para que começássemos o tratamento e sem rodeios ao dizer minhas chances e ainda me desafiou “vamos ver se você vai ser daquelas que vencem esta doença”! Quando refazia os exames, sempre fria e realista. Nem um chameginho, para quem queria escutar uma notícia do seu interesse.
Nesta última consulta, ao entrar no consultório, ela soltou um incrível: “Nossa, como você está bonita!” e uma outra frase que fez a alegria desta que escreve: “Seu tratamento correu maravilhosamente bem, você está ótima e estou convencida que as quimios foram eficientes e definitivas”!

Mais ou menos com estas palavras, na sua maneira realista de ser, ela me deixou otimista e muitíssimo feliz, porque, no final das contas, sempre reclamei da maneira distante dela, mas, me redimi reconhecendo o quão importante foi sempre me manter ciente, informada e realista frente a doença, o colo e o impulso para seguir adiante certa que tudo iria terminar bem, veio da minha família, dos meus amigos, por isto, quando ela me diz que “tudo esta bem”, sei que “tudo está bem”, ela não está falando isto para que eu fique calma.
Assim, já se passaram 18 dias da última quimio, me sinto ótima, ótima e ótima! A sensação de cansaço aos poucos vai de diluindo, o inchaço também, ainda sinto falta de sono e dores nas articulações, mas, já comecei caminhadas leves e recuperando minhas forças, ter a vida de “doente”, começa a incomodar profundamente, a vontade de retomar planos e fazer mudanças na vida estão pulsando na pele e no coração e o desejo de sair por aí livre é grande!
Na semana que vem, faço a petcan, fico mentalizando milhares de vezes ao dia a “dotora” olhando o resultado e me dando a boa notícia. QUAL SERÁ A PRIMEIRA COISA QUE VOU FAZER???

9 comentários:

Tadeu Nogueira disse...

Nossa...adorei seu post, você descreveu bem a vontade de ter uma vida de "não-paciente", não ter dores e males que são reflexo da cura, e como é bom ouvir do médico que nos vê periodicamente: "Como você está melhor, como tudo decorreu bem..."

Ahh, como você minha ultima quimio já se foi, lendo seu post e ouvindo "Confortably Numb" do Pink Floyd, deu até pra sentir aquele calorzinho por dentro...ehehe

E planos...ahh planos...como fazemos planos quando nos é tirado o arbitrio de vai, o mundo é seu, pegue-o...penso até hoje o porque de não ter pulado de paraquedas, ehehe...

Enfim...

Beijos...

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Oi, Rê!

Perfeito! Ouvir o que você ouviu da sua "dotora" é simplesmente maravilhoso!

É a notícia mais desejada e esperada por todos nós. O Pet-scan só vai confirmar o que já aconteceu.

Aproveite para colocar os planos em prática!

Beijos

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Ia me esquecendo!

Que foto LINDA!

Maguie Barreira disse...

que maravilha
adorei ler se post, e saber que esta tudo bem, você é linda
beijinhos

C.S. disse...

Bem...to tentando escrever algo decente aqui,porque deixa eu dizer que você merece um super comentário,daqueles mesmo muito bons!!!
Adorei esse teu positivismo,adorei o teu sorriso lindo,adorei as tuas palavras de força,resumindo...te adorei!!!
Vim aqui p responder o comentário que vc deixou no meu canto e até me perdi no que ia dizer...
Vou fuxicar os teus cantos todos com muita calma,porque quero absorver cada palavra de força e garra que vc transmite!!!
E quanto a resposta para a sua pergunta no meu canto...a convivencia das duas é possivel,mas é insuportavel,são 26 anos de tentativas fustradas de unir essas duas vertentes...mas quem persiste...
PArabéns...por tudo...

Fernanda Magalhães disse...

Ei! Adorei tua visita...volte sempre!

E que vibe vc tem, hein?

Não te desejo melhoras, te desejo a cura...Alias já estais curada, com esse sorriso impossivel não estar.


Bjos de luz!!!

Leo Mandoki, Jr. disse...

nossa! como eu fico com meu coração feliz por vc...não te conheço, vc não me conhece, vc apenas me lê e eu te leio...mas não sei exatamente por quê...me sinto conectado com vc, e hj te lendo as suas noticias me deixaram mto feliz MESMO!
..
vou te contar um segredo...não espalha....
sabe como que a Terra está sempre girando?
...ela (a Terra) tem um dínamo gigante composto por vários dínamos...e vc é um desses dínamos! sem vc a Terra e a VIDA não andam para a frente...vai me dando notícias...te imploro!
beijos

fui disse...

Renata,

você é alguém muito importante. Ainda vai fazer maravilhas por aqui. Sabe, certa vez, a morte me atingiu de cheia. Disfarçada de senhorinha, sentou-se à beira da minha cama no leito hospitalar. Como um médico que não mensura sentimentos, disse que eu perderia até os amigos que o tempo não havia dado. Foi um tempo difícil e crucial na minha vida. Eu já tinha parte das respostas mais duras que o ser humano poderia ouvir. Mas nem todas as perdas tinham como destinatário o meu nome, naquela mesma noite eu jurei a mim mesmo que o fim se vestia de recomeço, re-des-co-ber-ta.

Foi ótimo ler você.

Paz!

Anônimo disse...

Olá,encontrei vc procurando respostas para meu sintomas,estou assustada,anão de 2015 tive uma paralisia facial causada por um vírus que ataca os nervos ,inflamando eles,no meu caso o dá face,só que esse vírus só ataca em caso de quedas muito bruscas na imunidade,pessoas portadoras de doenças autoimunes,ou acima de 50 anos,eu tenho 38,fiz vários exames ,mas não mostraram nada,hj quase dois anos depois,estou com um nódulo no pescoço e coceiras insuportáveis no corpo,estou com medo de ir ao médico,pq na época dá paralisia li um artigo q dizia que em muitos casos como o meu ,após um período a pessoa descobre um tumor,ou câncer ,estou tomando coragem.