terça-feira, 10 de março de 2009

Alice e o fim do seu país das maravilhas.




Parece que foi ontem que na sala de espera com a tomografia de tórax na mão, que perguntei para a minha amiga médica que me acompanhava: “mas, e se for isto, vou ter que fazer quimioterapia?” , que palavra distante da minha vida era esta!!!! Parecia uma outra realidade dá que não fazia parte, Alice prestes a entrar para o “país das maravilhas”.


E depois desta pergunta inocente ( inocente, como Alice), poucos dias se passaram para que eu estivesse sentada naquela confortável poltrona preta recebendo no meu corpo o que eu mesmo denomino “bomba”!


Foi um dia de expectativas, começar o tratamento, tudo novo. Na minha cabeça sempre ficaram as palavras ditas de maneira natural, direta e franca, ditas pela médica: “Efeito colateral? Seus cabelos vão cair, vai se sentir enjoada, mais que isto, te internamos e tudo fica bem”


E lá estava eu, recebendo visitas na clínica, telefonemas de apoio, apreensiva, munida de livro, de música, já com cabelos cortados. Foi rápido e sai de lá morrendo de fome, almocei no restaurante de costume passei a tarde toda no shopping.
Que alívio que foi! Depois da minha primeira quimio comecei a encarar tudo com mais naturalidade, vivendo partes de um todo, em um mundo novo que me estava preparada para encontrar com o gato de botas, rainha de copas, chapeleiro louco, Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, qualquer coisa……………


E lá se foram a 2,3,4……..10,11……..15 e amanhã a 16ª sessão e última!


Lá se vão 8 meses da minha vida, nesta luta, na verdade, tempo contabilizado desde que comecei o tratamento


Então, amanhã, tantantan…. A última!!!!!!!!!!!!!!


Hoje, peguei meu carro e andei os quarenta quilometros até o laboratório para fazer o hemograma e poxa, me senti feliz, nunca imaginei , logo que comecei o tratamento, que ao final das 15 sessões estaria dirigindo, indo sozinha para fazer meus exames!!!!! Nossa, como não agradecer por tudo???


Quando a doutora falou dos efeitos, sabia que não era bem por aí, que ela estava sendo simplicista, sabia que a quimioterapia é um tratamento penoso, eu sabia. E depois soube mais, rs….. me preparando para evitar e para amenizar seus efeitos maléficos no organismo.
Mas, é lógico cada organismo reage de um maneira. Nas primeiras sessões durante as aplicações era como tomar um soro na veia, depois, comecei a enjoar dos cheiros, do ambiente, do banheiro, da cor vermelha da seringa, então, durante toda a aplicação tenho náuseas e vomito bastante.
Quando saio, sinto-me bastante cansada e com muito sono. Nos três próximos dias o cansaço aumenta e sinto bem nauseada pela manha e a noite. Depende muito, tem vezes que fico na cama e tem outras vezes que evito e fico inventando mil coisas para fazer. É neste período que como sem sentir gosto, sem sentir vontade, que empurro a comida como um remédio.
Depois de três dias, a náusea se torna suportável e os efeitos vão se amenizando até que no 13ª dia, começo a levar uma vida completamente normal.


Tenho pouco vomito, não tenho diarreia, não tive aftas, nem estomatites, não tenho queda de imunidade, não tive nenhuma infecção oportunista, meus cabelos não caíram completamente, nunca liguei para médica fora de horário, não fui internada, tive apenas na ultima sessão um resfriado e sofro com ondas de calor provocada por uma “bagunçada” nos meus hormônios .
Também não parei de trabalhar, não mantive o mesmo ritmo, mas, não parei completamente. Não fui viajar como pensei no início, tive medo. Mas, tive força de não sei de onde, muitas vezes de não ficar na cama corroendo o cansaço e indisposição que são efeitos do tratamento, fiz bijus, artesanato, escrevi muito, li, assisti sessão da tarde, passei tarde e noites conversando com minhas amigas, rezei, fiz questão de sempre ir no medico, ir nos exames sozinha, então….


Cheguei até aqui.


Uns quilinhos a mais, cabelos crescendo curtíssimos, olheiras, cansada…




Como estou?



Muito bem! Confiante! Feliz! Cheia de planos para o futuro! Emocionada! Orgulhosa! Agradecida! Realista!


Desde o início sabia de todas as minhas chances, das minhas possibilidades, do prognóstico, sempre compreendi bem o processo de doença e de cura e nos primeiros meses, evitei questionar muito quando tinha os resultados de exames. Mas, com o final, precisava me preparar e sim, estava certa, reagi muito bem e tudo e tudo leva a crer que será mesmo a última sessão!!!



Como me sinto?



Curada!



Amanha, quando chegar para minha sessão, como sempre faço, vou imaginar a bomba entrando em um jato forte na minha corrente sanguínea, invadindo todas as minhas células poderosamente e encontrando, usando uma estratégia bélica inteligente, resquícios do que eram tumores, então por uma osmose já ganha, vão fagocitar e destruir o que não faz e nunca fez parte do meu corpo!


E no no 2ª dia depois da quimio, quando conseguir sair de casa, vou colocar minhas havaianas, e vou até a igreja, vou ajoelhar na frente do sacrário e vou pedir a presença do Espírito Santo. Vou pedir que ele invada todos os espaços vazios da minha vida, dos meus pensamentos, dos meus sentimentos, de cada parte do meu corpo, dos meus órgãos e das minhas células, então vou sentir a luz e calor de Deus em mim, vou me emocionar…vou agradecer e glorificar!


Como vou me sentir?



Curada!
Alice! Já cansada do mundo que entrou que entrou sem querer, enjoada do chá que tomou com a lebre maluca, desejando fazer com que o coelho branco a leve de volta a sua realidade de menina comum, mas, enloquecidamente feliz por ter vencido o jogo de crocket com a Rainha de Copas!


9 comentários:

Anônimo disse...

Como eu fiquei feliz em ler esse post!Até por um minuto me senti na sua pele, ansiosa pela última bomba que iria entrar no seu corpo.Queria te dar os parabéns por ter chegado tão inteira e forte depois de um caminho muitas vezes íngreme.E ver vc lá no topo dá uma força muito grande pra quem ainda está dando os primeiros passos nesse mundo novo de linfoma.
Vou continuar a ler seu blog como um exemplo de que vai dar tudo certo...um exemplo de que a gente pode tornar as coisas mais bonitas.
E sim!Agradeço a Deus por ter inventado o catéter!Um alívio tão grande!
Suas crônicas e textos do outro blog são maravilhosos tbm.Quem disse que um diagnóstico deste não pode dar bons frutos?Vou me inspirar em você!

Bom, boa sorte amanhã!Que corra tudo bem e que vc não tenha efeitos colaterais....e bom, boa liberdade!

Beijos!

VALESKA MARIA HUFFEL disse...

Boa sorte para vc amanhã, já esta no finalzinho da jornada, depois dá um alivio.....vc vai ver! Na minha última, outros pensamentos foram vindo, parece que muda algo.
Poxa é a última, graças terminouuuuuuuu
rssssssssssssssssss


Beijooooos

Anônimo disse...

Incrivel como a gente consegue reviver tão claramente essa história de quimio. Sinto enjôo (ainda tem esse acento???) só de passar na frente da clínica onde fazia minhas aplicações da "bomba" - e olha que foram "apenas" 4 aplicações.
Parabéns!! Etapas cumpridas com êxito e vitória. Agora é esperar o cabelo crescer e correr pro abraço.
bjs

Anônimo disse...

por pugdog leia-se Marilisa, do Penso, Logo Insisto!!! rsrsrsr
bj

Maguie Barreira disse...

Parabens
parece ser uma mulher de coragem, obrigado pelo comentario no meu blog, e acredite tem dias que me sinto horrivel e outros que me sinto maravilhosa, é preciso acreditar que conseguimos vencer a doença

beijos

Carecaloira disse...

Eu acredito que tudo vai correr bem, o pior já passou.

Acreditar, acreditar, acreditar

Beijinhos
Marina

Lina Querubim disse...

Que bom!!!!!
Sou Amiga da Gigi e fiquei muito feliz por este dia tão feliz e desejo-te felicidades e muita saúde!!!
Beijinhos e boa noite!

Gigi disse...

"Alice" você também está de parabéns!

Conheço bem o sabor da vitória, aproveite.

Beijos deste lado do oceano.

Leo Mandoki, Jr. disse...

li o teu testemunho e, conforme fui lendo, o tom da tua escrita me foi parecendo um oração xamã. Depois de ler, fiquei olhando as tuas fotos os slides...e senti uma empatia imediata com o teu sorriso. És a minha mais recente amiga...e vou querer te acompanhar para sempre..
um beijo grande