segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

fechada para balanço!

É normal para todos, em determinadas fases limites da vida, se perguntar sobre o rumo que sua vida esta seguindo: “é para este lado mesmo que quero seguir”? São momentos em que na maioria das vezes temos a sensação de estarmos simplesmente seguindo o curso, percorrendo os caminhos sem saber se realmente estamos no controle, na direção, no volante, no leme....

Decidimos mesmo sobre o que fazer com a nossa vida ou andamos e fazemos as escolhas que convêm com escolhas antigas?
Sempre me perguntei sobre isto, sempre me questionei insistentemente, me cobrei muito sobre ter as “rédeas” e poder simplesmente mudar tudo ! Uma sensação de poder e força sobre o próprio destino!

Não parece algo simples?

E então, se descobre que algo maior , muito maior que a suas escolhas ou caminhos cómodos da vida, está no comando da sua vida e morte.

Em um dos momentos difíceis nesta luta presente, não tendo, um diagnóstico final e nem sabendo a proporção do avanço da doença no meu corpo, a possibilidade de “morte”se materializou na minha frente, como nunca! Que pensamentos horríveis das coisas que não tinha feito e gostaria de ter feito, as coisas que adiei, dos lugares que não fui e dos que eu gostaria de voltar, dos sentimentos e momentos que gostaria de reviver. Uma sensação difícil de se guardar dentro do peito , dentro da cabeça.

Aos poucos, este sentimento foi sendo substituído, mesmo porque a possibilidade de morte raramente povoa meus pensamentos, mas, o que sobrou foi o “balanço geral”. A desconstrução e reconstrução. O que vale a pena e o que não vale um tostão furado. Esta privação de estar com o “freio de mao” puxado (rsrsrsr…) por alguns meses e o VALOR DA VIDA!!!

Assim, fico longos momentos pensando nesta lista de coisas que quero fazer a curto, médio e longo prazo… aí ( suspiros…..).

Deixo aqui, documentado e lavrado em “Blogtório”, esta lista e não necessariamente a ordem é de importância, tempo ou prioridade:

Aprender a costurar
Desenvolver minha habilidade manual e criatividade através de trabalhitos artesanais
Tocar bateria
Comprar uma bicicleta e pedalar muito !!
Cozinhar mais
Fazer um trabalho voluntario
Mudar tudo que me incomoda na vida profissional
Encontrar mais com meus amigos
Ler e escrever muitos poemas
Ler todos os livros de Gabriel Garcia Marquez
Ter minha casa com aquela parede cheia de fotos, uma gata fofa, lençóis brancos
Tomar banho de mar a noite e nua
Estudar mitologia
Ver mais amanheceres e mais entardeceres
Colocar meu lado espiritual como prioridade
Aprender italiano
Talvez um outro curso superior
Ter uma família com quem amo e me ama
Desligar das coisas supercifiais do mundo e me ligar nas coisas que tenham realmente importância e profundidade
Passar um carnaval em Olinda e voltar para Paraty
Adquirir o hábito de correr pelas manhas ou tarde
E para nunca mais esquecer e me lembrar sempre: vou olhar e memorizar estas fotos: os lugares que quero andar, ver, sentir o cheiro:


região da toscana, Itália



São Luís do Maranhão


Machu Picchu (Peru)


Cidades historicas de Minas Gerais


Cartagena das Índias ( Colombia)


Aparados da Serra ( Parque Itaimbezinho)

5 comentários:

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Balanço... acho que este é o grande propósito do cara (Hodgkin)!

Ele nos obriga a repensar e colocar as coisas de nossas vidas nos lugares, não nos permite mais deixar para depois, nos impele a mudar posturas, a nos conhecermos de verdade, a reconhecermos nossos defeitos e nossas virtudes (ou a buscá-las).

Adorei!

Anônimo disse...

Acertaste em cheio, é colo mesmo.
Minha mãe foi apresentada ao assassino não-Hodgkin, que coincidência, o problema é a quimio com sua imunidade zero, tuberculose e adjacências que o corpinho frágil dela tem enfrentado com a galhardia que só as mães conseguem.
Volte sempre, entre sem bater, a casa é sua.
O blog e você são muito bonitos.

Anônimo disse...

Estou passando prá retribuir a visita e avisar que tb vou ser frequente por aqui. Vou te adicionar nos favoritos se não te importares.
Quanto ao texto, perfeito. Quem passou pelo câncer, seja qual tipo for, sabe de todos os questionamentos que vem no pacote e que muitas vezes são mais intensos que a própria doença.
bj

Anônimo disse...

como você mesma pode ver, ainda há muito a se fazer! vc é a impermeável?

Renata (impermeável a) disse...

sim... sou a IMPERMEÁVEL!