quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cabelo, Cabeleira, Cabeludo, Descabelada




Hoje olhei com um espelho maior, e de perto, vi o que foi feito realmente do meu cabelo! Algo sobrou….. fiozinhos sim, fiozinhos não…... Os fiozinhos sim, viraram algo como um monte de algodão recessado ou estes cabelos (cabeleira, cabeludo, descabelada) que passam em um tratamento químico a base de formol, amónia, , água de bateria, caldo de escorpião com ácido láctico fervido a meia-noite no tonel de porcelana da Mongólia ou qualquer coisa assim, feito para esticar, esticar novamente aqueles que nasceram para ser enrolados!

Os fiozinhos-não, estão espalhados por toda minha casa, aqui em cima do meu pc, no meu travesseiro e peguei a mania ridícula de ficar puxando o cabelo! Como me sinto quando os vejo cair? Algo entre nada e ansiedade para me decidir o que fazer: esperar, raspar, cortar.
Quando descobri que ia fazer a quimio, perguntei para “dotora” sobre os efeitos colaterais e ela já me disse: seu cabelo vai cair! É, não consigo lembrar em que momento isto me incomodou mais que outras coisas que deveria me preocupar, mas, sei que o fato do cabelo ( cabeludo, descabelada) cair, deixa exposto duas coisas para pacientes:
1- ahhh, veja todo mundo, eu tenho CÂNCER.
2- vaidade feminina, algo tão intimamente ligado a auto-estima e preservação contra doenças.

Antes da primeira sessão de quimio cortei meu cabelo curto, cheguei no salão e disse, "agora vou testar todos os cortes de cabelo que sempre quis e tive medo de fazer", ela, a cabeleireira, já entendeu e ficou preocupada em perder a cliente, agora sem cabelos. Rimos muito quando disse que frequentaria o salão para colocar cílios postiços todas as semanas! Então, vi minhas “mechas californianas” no chão com um pouco de pesar, mas em várias épocas da minha vida tive as madeixas curtas com diferentes cortes, sem falar que adoro adornos na cabeça e sempre usei! E, para a sorte de nós em tratamento, é o verão dos chapéus, boinas, bonés e lenços, eles estão por toda parte e vitrine!

Bem, não adianta hidratação, os fios estão secos e mortos. Uso pomadas e reparadores de ponta a base de silicone e até fica bonitinho quando arrumado, mas, quando levanto é cônico! Decidi que vou raspá-lo antes do fim do tratamento, mesmo se ele não caia por completo. Minha peruca linda está guardada, ainda também, não sei se vou usa-la. Vou corta-lo “ a la Elis Regina” na próxima semana, acho que vai ficar show!

Olhar pela manhã no espelho é sempre uma surpresa, parece que algo mudou muito no meu rosto. Nos três dias seguintes a quimio evito prestar muita atenção e nos outros dias, as olheiras me incomodam bastante! Na pele recessada tenho usado alguns cremes passados por uma dematologista e tenho usado maquiagem a cada passo fora de casa. Coisas que dão certo e recomendo na maquiagem: corretivo nas olheiras, sombras coloridas (adoro as verdes e azuis) e duas coisinhas mágicas, blush ( uso um iluminador que deixa as bochechas coradas) e um pó bronzeador-iluminador. Batata, fico linda!!!!!!

Quando aos outros cabelos do corpo, estão em queda. Não sinto tanto porque está caindo tudo aos poucos, diferente de como me assustaram no começo: que tudo ia despencar de uma vez.
Bem, o que achei bem legal e deu muito resultado foi ter procurado a dermatologista para ela me orientar quanto a pele, ela me passou cremes ótimos e os resultados surpreendentes!
Deixo aqui o nome dos cremes:

- limpeza da pele: Effaclar (la roche posay)
- vitamina c para o dia: melora c (melora derme)
- filtro solar: anthelios W (la roche posay)
- área dos olhos: endocare
- noturno : effaclar K (la roche posay)

São caros, mas, valem cada centavo!

A “dotora”, diz que quimioterapia rejuvenesce!!! Eu lembro disto toda vez que me olho no espelho e isto parece uma piada de mau gosto...

Enfim, com cabelo, sem cabelo, com olheiras , sem rugas, eu quero e me vigio para estar sempre feliz e bem, sei que me sentir bonita faz parte disto, pois, Deus , deu a vaidade para nós mulheres, justamente para nos proteger contra doenças e suportar as adversidades que nós teríamos no mundo, em que somos a base.O fato é que quando receber alta, não quero deixar nada de mim para trás, nenhum mísero pedaço da minha força, do meu brilho no olhar, garra, da minha pele de pêssego, da felicidade e amor que sempre tive na vida! Quero sim é pensar no novo que me aguarda: novos e longos cabelos loiros, novos sonhos e desafios, novos lugares para ir e meu novo renascer, para isto, quero estar linda e maravilhosa!!!!!

Um comentário:

quem: me chamam de lari disse...

Oi Renata:)
Sou a Larissa do espremendo o limão,
gostei muito dos seus textos e muito mais da forma como vc está enfrentando tudo isso. Eu estive no seu lugar há pouco tempo atrás e posso dizer que minha pele saiu muito melhor desse tratamento e o cabelo que parecia morto, horrível realmente, agora nasce parecendo cabelo de bebê:)
Acabei minha radioterapia e a partir de agora ficarei fazendo exames e tal:)
Tenha muita fé e muita força garota no fim vai ser assim: eu conheci esse cara hehe
beijão e fica com Deus